SELETIVA NACIONAL PARA A

28ª OLIMPÍADA INTERNACIONAL

DE FILOSOFIA

LISBOA 2020

     COMITÊ ORGANIZADOR          JÚRI          INSCRIÇÕES       LOCAIS DE PROVA         APOIO INSTITUCIONAL

O comitê organizador da Seletiva Nacional para a 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO) tem o prazer de convidar a sua escola para inscrever até dois ou duas estudantes no processo seletivo que definirá o preenchimento das duas vagas a que o Brasil tem direito neste que é o mais importante evento da comunidade filosófica internacional dedicado a estudantes de Ensino Médio. Caso sua escola pertença a uma rede privada ou a um grupo privado de escolas, a rede ou o grupo ao qual ela pertence terá direito a inscrever, no máximo, dois ou duas estudantes por estado da Federação em que a prova será aplicada.

Fundada em 1993, a IPO conta hoje com a participação de cerca de cinquenta países, recebe o apoio institucional da UNESCO e da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia e, de 21 a 24 de maio de 2020, terá sua 28ª edição sediada em Lisboa. A seletiva nacional para o evento, realizada com suporte institucional da Universidade Federal de Santa Maria e com o apoio de diversas universidades e instituições de ensino brasileiras, será aplicada no dia 14 de fevereiro de 2020, das 14h30 às 18h30 (horário de Brasília), em doze estados da Federação e contará com um amplo grupo de jurados altamente qualificados de diversas universidades e um instituto federal brasileiro.

Os(as) estudantes inscritos(as) por sua escola, rede ou grupo escolar deverão ter grande interesse pelo estudo da Filosofia, ter nível avançado de escrita em língua inglesa, espanhola ou francesa, estar matriculados(as) no Ensino Médio e ter até 19 anos de idade no dia da seletiva.

1. A PROVA:

Cada estudante que participar da Seletiva Nacional para a 28ª IPO terá de escrever, em no máximo quatro horas e por meio de um computador sem acesso à internet disponibilizado por seu local de prova, um ensaio filosófico em língua inglesa, espanhola ou francesa sobre um de quatro tópicos que serão apresentados apenas no dia da seletiva na forma de trechos de textos filosóficos ou de perguntas. Durante a redação de seu ensaio, cada estudante poderá consultar apenas um dicionário bilíngue, que ele(a) poderá levar consigo até o seu local de prova (cf. seção 7 abaixo).

Os tópicos cobrados na prova serão definidos em sigilo por membros do júri da seletiva e deverão, preferencialmente, contemplar diferentes áreas, pensadores e pensadoras da Filosofia. Cada escola poderá sugerir, no ato da inscrição de seus ou suas estudantes, um tópico que eles(as) gostariam que figurasse na prova. À semelhança do que ocorre na própria IPO, essa sugestão de tópico serve apenas para que os jurados identifiquem as áreas de interesse dos(as) estudantes inscritos(as) – os tópicos cobrados na prova não serão idênticos aos tópicos sugeridos.

Na folha de orientações que será entregue junto com a prova, será pedido que, no topo da primeira página de seu ensaio, o(a) estudante escreva o seu nome e identifique o tópico a partir do qual ele(a) escreverá o seu texto. Ao longo do ensaio, no entanto, não será permitido, sob pena de eliminação, que o(a) estudante identifique o estado da Federação em que reside. Essa proibição tem por objetivo não permitir que se levantem suspeitas sobre a isenção dos jurados em sua avaliação dos ensaios.

A prova será enviada por um dos membros do júri aos locais em que será aplicada apenas a tempo de ser impressa e entregue aos estudantes no horário previsto para a sua aplicação. Ninguém além dos jurados terá acesso à prova antes disso.

2. AVALIAÇÃO DOS ENSAIOS:

Os ensaios serão avaliados em duas fases. Na primeira fase, todos serão lidos por diferentes grupos de jurados, cada grupo ficando responsável pela avaliação de uma parcela do número total de ensaios, aos quais serão atribuídas notas de 0 a 10. Apenas aqueles que forem considerados os melhores ensaios segundo o júri da primeira fase serão relidos em uma segunda etapa por todos os membros de um júri final. Os membros desse júri final serão soberanos para definir os dois vencedores ou as duas vencedoras da seletiva nacional e os agraciados ou as agraciadas com Menções Honrosas.

Tanto na primeira quanto na segunda fase de avaliação, os ensaios serão avaliados de acordo com os cinco critérios utilizados na IPO: relevância ao tópico, compreensão filosófica do tópico, poder persuasivo da argumentação, coerência e originalidade. É preciso que se enfatize: mais do que erudição filosófica, que é certamente desejável, espera-se que cada estudante demonstre, com consistência argumentativa, um verdadeiro esforço de reflexão pessoal sobre o tópico que tiver escolhido.

Antes de os ensaios serem enviados para os jurados, os nomes de seus autores serão codificados pelo Presidente do Comitê Organizador a fim de não permitir que se levantem suspeitas sobre a lisura do processo avaliativo.

3. CUSTOS:

Para participar da seletiva nacional, os estudantes não terão de arcar com nenhum custo além dos envolvidos em seu deslocamento até um dos locais de prova (cf. seção 7 abaixo).

Para participar da 28ª IPO, os(as) estudantes selecionados(as) terão de arcar com o custo de sua passagem aérea de ida até o país sede do evento e de retorno ao seu país de origem, assim como com quaisquer gastos que se derem fora da programação da olimpíada. Todos os demais custos envolvidos em sua participação no evento, incluindo hospedagem e três refeições diárias durante a programação da 28ª IPO, ficarão sob inteira responsabilidade do comitê organizador da olimpíada internacional.

4. COMPOSIÇÃO DA DELEGAÇÃO NACIONAL:

A delegação que representará o Brasil na 28ª IPO será composta apenas pelo Presidente do Comitê Organizador da Seletiva Nacional, por um(a) professor(a) universitário(a) e pelos dois ou pelas duas estudantes selecionados(as). Os(as) estudantes poderão viajar também acompanhados por outras pessoas. Estas, no entanto, não terão nenhuma forma de vínculo institucional com o evento, podendo, no máximo, participar das cerimônias de abertura e de encerramento da 28ª IPO.

5. INSCRIÇÕES:

As inscrições para a Seletiva Nacional deverão ser feitas por sua escola (cf. preâmbulo) até o dia 20 de novembro de 2019 através do e-mail: seletiva.ipo.brasil@gmail.com. No e-mail enviado no ato de inscrição deverão constar, para cada um(a) de até dois(duas) estudantes inscritos(as), as seguintes informações: nome completo, escola em que estuda, cidade de residência, e-mail para contato, RG e cópia de documento que comprove que o(a) estudante não terá concluído o Ensino Médio até a data da seletiva. No ato de inscrição, a escola (ou grupo escolar) também poderá fazer uma sugestão de tópico que os seus ou as suas estudantes se sentiriam confortáveis em abordar em seus ensaios (cf. seção 1 acima).

No máximo cem (100) estudantes brasileiros poderão ser inscritos na Seletiva Nacional para a 28ª IPO. Para cada um dos treze locais de prova, está previsto um número limite de vagas definido segundo a capacidade de recepção de estudantes que o local oferece e considerando-se diferenças populacionais entre os diferentes estados da Federação em que a prova será aplicada. Caso um local de prova não preencha todas as vagas inicialmente previstas para ele, aquelas que sobrarem serão então distribuídas entre os outros locais segundo a capacidade dos mesmos e a procura por eles.

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

Os nomes dos(as) estudantes selecionados(as) e dos(as) agraciados(as) com Menções Honrosas serão divulgados no dia 06 de março de 2020, nove dias antes do prazo final para inscrições na 28ª IPO, através de e-mail enviado para as escolas e para os estudantes inscritos no processo seletivo e, depois, através do site oficial da IPO Brasil. Em documento enviado apenas para os representantes das escolas, serão divulgadas também todas as notas atribuídas por cada um dos jurados a cada um dos ensaios escritos na seletiva. Esse documento não permitirá, no entanto, a identificação dos(as) autores(as) aos/às quais aquelas notas terão sido atribuídas. Para que cada escola possa saber qual foi o desempenho dos seus ou das suas estudantes, aquele(a) representante que tiver efetuado a inscrição de seus estudantes receberá um e-mail exclusivo com códigos que permitirão a identificação das notas atribuídas apenas aos seus estudantes.

7. LOCAIS DE APLICAÇÃO DA PROVA:

– Belém (PA) – 08 vagas: Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Guamá. Rua Augusto Corrêa, 01. Altos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Laboratório de Ensino de Filosofia.

– Belo Horizonte (MG) – 12 vagas: Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha.  Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, sala 4051.

– Florianópolis (SC) – 06 vagas: Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n – Trindade. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. (Bloco e sala a confirmar.) 

– Fortaleza (CE) – 08 vagas: Universidade Federal do Ceará, Campus do PICI. Instituto de Cultura e Arte. (Dirigir-se à sala da Coordenação do Curso de Filosofia.)

– Natal (RN) – 04 vagas: Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – campus Natal Central. Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Bairro Tirol. (Ponto de encontro: Biblioteca.)

– Porto Alegre (RS) – 08 vagas: Colégio Israelita Brasileiro. Avenida Protásio Alves, 943, Bairro Santa Cecília. (Ponto de encontro: Biblioteca Henrique Kiperman.)

– Recife (PE) – 08 vagas: Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 1º andar, sala C. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária.

Rio de Janeiro (RJ) – 14 vagas: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Filosofia. Rua Marquês de São Vicente 225, prédio Leme, 11º andar.

Santa Maria (RS) – 02 vagas: Universidade Federal de Santa Maria. Av. Romaima, 1000 – Prédio 74-A. Bairro Camobi. (Ponto de encontro: Sala da Coordenação do Curso de Filosofia.)

– São Luís (MA) – 06 vagas: Universidade Federal do Maranhão. Avenida dos Portugueses, no. 1966. Bacanga. Centro de Ciências Humanas, sala B4-201.

– São Paulo (SP) – 16 vagas: Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Av. da Universidade 220, Travessa Onze, Cidade Universitária.

– Vilhena (RO) – 04 vagas: Fundação Universidade Federal de Rondônia. Av. Rotary Club, 3756, Jardim Social, Quadra 01, Lote único. Laboratório de Informática.

– Vitória (ES) – 04 vagas: Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras. Centro de Ciências Humanas e Naturais, IC-III, andar térreo, Laboratório de Informática para o Ensino da Graduação (LIEG).

JÚRI DA PRIMEIRA FASE

Prof. Me. Alexandre de Borba (Doutorando/UFSM)

Prof. Dr. Alexandre Meyer Luz (UFSC)

Profa. Dra. Ana Claudia Lopes (Dra. pela UNICAMP)

Profa. Dra. Ana Rieger Schmidt (UFRGS)

Prof. Dr. André Abath (UFMG)

Profa. Dra. Beatriz Sorrentino (UFMT)

Profa. Ma. Camila Kulkamp (Doutoranda/UFSC)

Prof. Dr. Carlos Augusto Sartori (UFSM)

Profa. Dra. Carolina Noto (UFSC)

Prof. Dr. Eduardo Rutke von Saltiél (UFN)

Prof. Dr. Giovanni Rolla (UFBA)

Profa. Dra. Gislene Vale dos Santos (UFBA)

Profa. Dra. Janyne Sattler (UFSC)

Prof. Dr. Jorge Viesenteiner (UFES)

Prof. Dr. José Carlos Silva de Almeida (UFC)

Profa. Dra. Jovelina Ramos (UFPA)

Prof. Me. Matheus Barros (Doutorando/PUC-Rio)

Prof. Dr. Marcelo Fischborn (IFFar)

Prof. Dr. Marcelo Martins Barreira (UFES)

Prof. Dr. Márcio Cenci (UFN)

Profa. Dra. Marília Espírito Santo (UFRJ/Pós-doc)

Profa. Dra. Nastassja Pugliese (UFRJ)

Prof. Dr. Nikolay Steffens (UFRGS)

Prof. Dr. Paulo Bodziak Jr. (Dr. pela UNICAMP)

Prof. Me. Rafael Bittencourt (Doutorando/UFRGS)

Prof. Dr. Renato Matoso (PUC-Rio)

Prof. Dr. Ricardo Crissiúma (UFRGS)

Profa. Dra. Solange Dejeanne (UFN)

Profa. Ma. Veronica Campos (Doutoranda/UFMG)

JÚRI FINAL

Prof. Dr. Edgar Lyra (PUC-Rio)

Prof. Dr. Fábio de Carvalho (UFPE)

Profa. Dra. Mitieli Seixas da Silva (UFSM)

Profa. Dra. Priscilla Spinelli (UFRGS)

Prof. Dr. Ronai Rocha (UFSM)

SOBRE A IPO

Site permanente da IPO.

 

Site da 25ª IPO – Rotterdam/2017. 

(Menção Honrosa para o estudante brasileiro Antonio Piltcher – Colégio Israelita Brasileiro/RS.)

 

Site da 26ª IPO – Bar/2018.

(Menção Honrosa para a estudante brasileira Monique Murer – Escola Móbile/SP.)

 

Site da 27ª IPO – Roma/2019.

O BRASIL NA IPO

Texto publicado pelo Chefe das Delegações Brasileiras no Estado da Arte, blog de cultura do jornal O Estado de São Paulo (2019).
Entrevista do Chefe das Delegações Brasileiras para a TV Escola (2018).
Reportagem do jornal O Estado São Paulo sobre os dois estudantes que representaram o Brasil na 26ª IPO.

COMITÊ ORGANIZADOR

Prof. Me. Gustavo Coelho (CIB)

Presidente do Comitê Organizador e

Delegado da IPO no Brasil

 

Prof. Dr. André Abath (UFMG)

Prof. Dr. Edgar Lyra (PUC-Rio)

Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieri (UNIR)

Profa. Dra. Janyne Sattler (UFSC)

Prof. Dr. José Carlos Silva de Almeida (UFC)

Profa Dra. Jovelina Ramos (UFPA)

Profa. Dra. Jaqueline Engelmann (IFRN)

Prof. Dr. Marcelo Antunes (UFMA)

Prof. Dr. Marcelo Martins Barreira (UFES)

Profa. Ma. Marta de Alencar (EA/FEUSP)

Profa. Dra. Mitieli Seixas da Silva (UFSM)

Prof. Dr. Suzano Guimarães (UFPE)

APOIO INSTITUCIONAL