O BRASIL NA IPO

25ª IPO: Rotterdam, Holanda/2017

A primeira participação do Brasil na história da IPO ocorreu na 25ª edição do evento, sediada na cidade de Rotterdam (Holanda), entre os dias 25 e 28 de maio de 2017. A Delegação Brasileira foi composta pelo Prof. Me. Gustavo Coelho, que desempenhou as funções de Chefe de Delegação e membro do Júri Internacional, e pelos estudantes Antonio Simões Piltcher e Daniela Barcellos Amon, todos do Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre. Como o Brasil ainda não dispunha de uma seletiva nacional para a IPO, e nem de uma competição nacional que pudesse contar como seletiva para o evento, os três integrantes da Delegação Brasileira foram autorizados a participar do evento após terem obtido, com o apoio de professores universitários federais, uma recomendação do Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, o Prof. Dr. Adriano Correia. Pela qualidade de seu ensaio escrito em Rotterdam, o estudante brasileiro Antonio Simões Piltcher foi agraciado com uma Menção Honrosa pelos membros do Júri Internacional da 25ª IPO.

26ª IPO: Bar, Montenegro/2018

Em 23 de fevereiro de 2018, após ter sido convidado pelo Comitê Organizador da 26ª IPO para, novamente, chefiar uma Delegação Brasileira e compor o Júri Internacional do evento, o Prof. Me. Gustavo Coelho organizou a primeira Seletiva Nacional Brasileira para a Olimpíada Internacional de Filosofia. A seletiva, que contou com a participação de dez estudantes que teriam de escrever um ensaio filosófico em língua estrangeira, foi realizada simultaneamente no Departamento de Filosofia da PUC-RIO, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e no Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre. O júri da seletiva, que ficou encarregado tanto de elaborar os tópicos cobrados na prova quanto de avaliar os ensaios escritos pelos candidatos, foi formado pelo Prof. Dr. Edgar Lyra (PUC-Rio), pela Profa. Dra. Gisele Secco (UFRGS), pelo Prof. Dr. Leonardo Ruivo (UEMA) e pela Profa. Dra. Mitieli Seixas da Silva (UFSM). Os dois vencedores da Seletiva Nacional para a 26ª IPO foram os estudantes Monique Murer e Pedro de Oliveira, ambos da Escola Móbile, de São Paulo. Além do Prof. Me. Gustavo Coelho e dos estudantes selecionados, a delegação que representou o Brasil na 26ª IPO, realizada na cidade de Bar, em Montenegro, entre os dias 23 e 27 de maio de 2018, também foi composta pela Profa. Dra. Mitieli Seixas (UFSM), que fez parte do Júri Internacional do evento. Pela qualidade de seu ensaio escrito em Bar, a estudante Monique Murer foi agraciada com uma Menção Honrosa pelos membros do Júri Internacional. 

27ª IPO: Roma, Itália/2019

No dia 22 de fevereiro de 2019, foi realizada a Seletiva Nacional para a 27ª IPO. Com maior tempo de preparação, e após divulgações públicas feitas meses antes em uma entrevista para a TV Escola e no XVIII Encontro Nacional da ANPOF, em Vitória, Espírito Santo, foi possível aumentar consideravelmente o alcance do processo seletivo para a IPO no Brasil. A prova foi aplicada simultaneamente na Universidade Federal do Ceará, na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal de Santa Catarina, na Universidade Federal de Santa Maria, na Escola de Aplicação da USP, na Escola Eleva do Rio de Janeiro e no Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre. O júri da seletiva foi composto por vinte e um professores doutores de onze universidades e dois institutos federais, os quais foram encarregados tanto de avaliar os ensaios escritos pelos mais de trinta candidatos inscritos quanto de escolher os tópicos da prova. Entre os jurados estava o experiente Prof. Dr. Edgar Lyra, da PUC-Rio, que compôs a delegação que viajou para a 27ª IPO, sediada em Roma, na Itália. Foram selecionados para o evento os estudantes Theodoro Becker Ehrlich, do Colégio Israelita Brasileiro, e Cauan Marques Negreiros, do Colégio Farias Brito, de Fortaleza. 

28ª IPO (e-IPO): Eslovênia/2020

A Seletiva Nacional para a 28ª IPO foi realizada no dia 14 de fevereiro de 2020 e, com número limitado de vagas por estado da federação e por escola, contou com a participação de sessenta e quatro estudantes de trezes estados brasileiros. A prova foi aplicada na Universidade Federal de Rondônia, na Universidade Federal do Maranhão, na Universidade Federal do Pará, na Universidade Federal do Ceará, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal do Espírito Santo, na Universidade Federal de Minas Gerais, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de Santa Catarina e no Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre. Os ensaios escritos pelos estudantes foram avaliados em duas fases por dois júris formados por trinta e cinco professores doutores e pesquisadores universitários. Foram selecionados os estudantes Luiz Felipe de Souza Lobo Morgado Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, e Toma Gheorghe Tavares de Melo, do Colégio Núcleo, de Recife. Devido à pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, a 28ª IPO, que seria sediada em Lisboa, foi organizada por um comitê esloveno e realizada em formato remoto. Além dos estudantes selecionados e do Prof. Me. Gustavo Coelho, Delegado da IPO no Brasil e Presidente do Comitê Organizador da Seletiva Nacional para a IPO, também compôs a delegação brasileira a Profa. Dra. Mitieli Seixas da Silva (UFSM). Pela qualidade de seus ensaios, os estudantes Luiz Felipe Horta e Toma Gheorghe foram premiados, respectivamente, com uma Medalha de Prata e uma Menção Honrosa no evento. Mesmo diante de inúmeras dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, mais de trinta e cinco países participaram da 28ª IPO (e-IPO), que contou com uma intensa programação acadêmica e conferencistas de peso, como o Prof. Dr. Michael Sandel, da Universidade de Harvard.

29ª IPO (e-IPO): Eslovênia/2021

Devido a dificuldades e incertezas trazidas pela pandemia de COVID-19, e visando dar aos estudantes selecionados em 2020 a oportunidade única de participarem de uma IPO presencial, o Comitê Organizador da Seletiva Nacional, em diálogo com o Comitê Internacional da IPO e respeitando o seu estatuto, optou por manter o resultado da seletiva nacional de 2020 na escolha dos estudantes que representariam o Brasil na IPO de 2021. O evento, que ocorreria, novamente, em Lisboa, teve de ser mais uma vez realizado em modelo remoto, outra vez organizado por um comitê esloveno presidido por Miha Andric. A e-IPO 2021 contou com uma programação de excelente qualidade, com participações de nomes expressivos como Noam Chomsky, Peter Singer, Philip Kitcher e Ruth Hagengruber, entre outros. Nesta 29ª edição da IPO, o Brasil alcançou um resultado histórico, com o estudante Luiz Felipe Horta conquistando a primeira Medalha de Ouro da história da participação brasileira na Olimpíada Internacional de Filosofia. Além dos estudantes Luiz Felipe Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, e Toma Gheorghe, do Colégio Núcleo de Recife, compuseram a delegação brasileira e o Júri Internacional da IPO a Profa. Dra. Mitieli Seixas da Silva (UFSM) e o Prof. Me. Gustavo Coelho (CIB), Delegado da IPO no Brasil e Presidente do Comitê Organizador da Seletiva Nacional.

30ª IPO: Lisboa, Portugal/2022

O ano de 2022 marcou a volta da IPO ao formato presencial, e Lisboa pôde finalmente sediar o evento após dois anos de pandemia. O comitê organizador local ofereceu uma recepção calorosa a estudantes e professores de mais de trinta e cinco países e uma excelente programação que se dividiu entre eventos na bela Costa da Caparica e o centro de Lisboa. A 30ª IPO contou com a presença do ministro da educação de Portugal, o senhor João Costa, e com conferências e workshops de autores e pesquisadores de projeção internacional como A. C. Grayling, Stephen Law, Susan Neiman e Sofia Miguens, entre outros. A delegação brasileira foi composta pelas estudantes Ana di Nur Wakabayashi (Escola Móbile/SP) e Ilana Raizler Gandin (Colégio Israelita Brasileiro/RS) bem como pelo Prof. Dr. Ronai Rocha (UFSM) e pelo Prof. Me. Gustavo Coelho (CIB), Delegado da IPO no Brasil e Presidente do Comitê Organizador da Seletiva Nacional. Mais uma vez, o Brasil alcançou um ótimo resultado: a estudante Ana di Nur Wakabayashi foi agraciada com uma Menção Honrosa, e a estudante Ilana Raizler Gandin conquistou uma Medalha de Bronze. Com esse resultado, em apenas seis participações na IPO o Brasil já conquistou uma Medalha de Ouro, uma Medalha de Prata, uma Medalha de Bronze e quatro Menções Honrosas.

31ª IPO: Olímpia, Grécia/2023

A Grécia é o berço da filosofia ocidental, e Olímpia é o berço dos jogos olímpicos. A 31ª IPO teve, portanto, um significado profundo para todos os seus participantes, e o comitê organizador local fez jus ao peso desse significado. Entre os dias 11 e 14 de maio de 2023, delegações de 49 países foram recebidas na maravilhosa sede da Academia Olímpica Internacional, que é também a sede do Comitê Olímpico Grego. O local fica a poucos metros das ruínas de Olímpia Antiga e guarda enterrado o coração de Pierre de Coubertin, principal responsável pelo renascimento dos jogos olímpicos na Era Moderna.

Além da tradicional competição de ensaios filosóficos, a programação do evento contou com conferências de Sergio Imparato, da Universidade de Harvard; Hans Lenk, ex-atleta medalhista de ouro nas olimpíadas de 1960 e professor emérito de Filosofia da Universidade de Karlsruhe; Stelios Virvidakis, da Universidade de Atenas; entre outros. O evento também contou com visitas às ruínas de Olímpia Antiga e do templo de Apolo Epicuro em Bassas assim como com momentos de descontração e trocas no verdadeiro espírito olímpico de união pacífica e amistosa entre diferentes povos e culturas.

A delegação brasileira foi composta pelo Prof. Me. Gustavo Coelho (CIB), que chefiou a delegação e mais uma vez atuou como membro do Júri Internacional, bem como pelos estudantes Gabriel Wohlmeister Marcondes (Colégio Farroupilha/RS) e Raphael Oliveira Sipriano (Madre Carmen Salles/DF), selecionados entre setenta e nove estudantes de onze estados brasileiros e do Distrito Federal que participaram da Seletiva Nacional para a 31ª IPO. Pela qualidade de seu ensaio, reconhecido como um dos vinte melhores entre os cem escritos no evento, o estudante gaúcho Gabriel Wohlmeister Marcondes foi agraciado com uma Menção Honrosa pelo Júri Internacional do evento.